sábado, 9 de novembro de 2013

ULTRA LUÍS MOTA, UM VETERANO CAMPEÃO

Nas provas de estrada, já tinha visto que era um atleta de referencia no seu escalão, com uma dedicação e empenho difícil de abalar, mas nunca imaginei  que no trail também fosse uma "vedeta", e não só no seu escalão!

Depois de ter participado no Ultra Trail da Serra da Freita deste ano,  vi que era mais do que isso, um Mega atleta que da luta e se bate taco-a-taco com os "miúdos" no mundo do Trail, e de ai, tentei descobrir um pouco sobre o Luís Mota... e fiquei fã

É nada mais e nada menos O CAMPEÃO DO CIRCUITO NACIONAL DE ULTRA TRAIL, e devido a sua simplicidade e por não lhe terem dado (ao meu ver) o "mediatismo e realce" que merece que decidi fazer-lhe este convite

QKMST. Quem é Luís Mota?
Luís.M. O Luís Mota é um cidadão com uma vida normal. Sou casado, com dois filhos. Sou uma pessoa dedicada ao trabalho, à família e depois ao treino. Moro em Tomar e tento aproveitar o melhor que a vida nos dá. 
 

QKMST. Como nasce o gosto pelo "endurance puro e duro" em particular as Maratonas e as Ultras?
Luís.M. Pratiquei atletismo na juventude depois fui dois anos para o Futsal e quando a carreira terminou, em veterano voltei à corrida. O meu sonho era correr uma Maratona, o que consegui, e hoje já nem contabilizo as provas que participo.


QKMST. Grande parte dos atletas de pelotão que já fizeram maratonas, acabam por experimentar o mundo do Trail Running e Ultra Trail Running, como eu, qual é o segredo para ser tão bom nas "duas frentes"?
Luís.M. Não há segredos, em tudo na vida. Há trabalho, em quantidade e qualidade e sorte de não ter lesões.

QKMST. Correr na estrada, correr na montanha e ainda dar uns "toques" na bicicleta... que te motiva a praticar estas modalidades, e qual é a tua preferida e porque?
Luís.M. Deixei o futsal com a sensação que poderia andar lá uns anitos mais, mas afastei-me porque tudo valia para vencer. Esse clima afastou-me e vim para a corrida de longa distância, pela amizade e pelo prazer. Nunca mais toquei numa bola, nem na praia, depois de ter saído. No Trail o ambiente é fantástico. É uma competição saudável. Mas o ciclismo é a minha prenda, o meu prémio para os desafios. Adoro um bom treino de ciclismo.

QKMST. No Ultra Trail Serra da Freita lutei para suportar os 70kms, o D+ e os 40°C, acabei por ficar nos 40kms com problemas gástricos. Ao chegar ao Merujal soube que um Mega atleta já tinha acabado a prova com um tempo de 09h41min04seg de seu nome Luís Mota e escalão de veterano (M40). Perguntei pra mim mesmo: Como é que este homem treina?; Da-nos uma noção da tua preparação para uma prova deste calibre?
Luís.M. Treinos de longa duração e baixa intensidade. Altero a velocidade ao quilómetro pelo Desnível positivo do treino.

QKMST. Segues alguma dieta especial, e usas alguma "suplementação alimentar artificial" (BBCAS, Vitaminas, etc.)?
Luís.M. A minha alimentação é normal. Gostaria de perder peso e nem um grama consigo perder. A nutrilowcost auxilia-me na nutrição e assim evito muito desgaste o que afasta lesões.

https://nutrilowcost.com (Maça verde, é o preferido)

QKMST. Na estrada já existe regulamentação e nacionais a muitos anos, reconhecidos, porem, na montanha só a pouco tempo é que existe uma certa regulamentação, uma Associação Nacional e um Campeonato Nacional, ate então dava-me a impressão que o Trail Running era uma terra de ninguém e que cada organização fazia as coisas como bem entendia, por vezes pondo em risco os participantes das provas. Como vez estas alterações?
Luís.M. Em Portugal temos grandes organizações e provas de grande qualidade. Com a criação de Associação de Trail de Portugal o Trail vai ter mais visibilidade e qualidade.

QKMST. O 2013 esta quase feito, qual é os objetivos para 2014?
Luís.M. 2013 ainda não terminou e ainda tenho muitos objetivos para este ano. Ainda faltam mais de 10 provas entre as quais 5 Ultras. Mas 2014 o objetivo será o Campeonato do Mundo em Itália.

QKMST. Podes dar alguns conselhos aos milhares de atletas amadores, que como eu, correm kms e kms, tanto em estrada como na montanha, por vezes sem referencias a nível treinos e de material a utilizar?
Luís.M. O material deve ser o que sintam conforto.
Fazer do treino o momento mais feliz do dia e que, em cada prova, cada um tenha a sua vitória. Ser Ultra é ser feliz!

QKMST. Quantos kms tens Luís, e quantos mais tencionas fazer?
Luís.M. Não sei… nem quero saber!

Quem disse que a partir dos quarenta começa a "curva descendente"?

Bons e muitos Kms!

Sem comentários:

Enviar um comentário